segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

De repente é Natal

De repente é Natal. Dezembro.
Natal, para mim, acontece durante o ano todo, sempre que nos confraternizamos, sempre que há amizade, troca de coisas boas...Sempre que acontece solidariedade, fraternidade...Aí, sim é Natal.
Mal deu tempo para tomarmos fôlego por conta das agruras da vida, por conta de tudo o que ocorreu durante o ano, pelo trabalho intenso, pela luta diária para mantermos a casa, a família, o trabalho. Nossa! Que sufoco!
De repente, chega o final do ano.
As pessoas voltam sua atenção para as festas de fim de ano. O Natal é uma data muito significativa na vida das pessoas, dos cristãos.
Aqui, no Brasil, onde há miscigenação intensa de raças, de culturas, de tradições, até os que não são cristãos acabam inserindo a festa de Natal em seus lares, absorvendo a tradição geral de nosso país.
Então é Natal!
Cresce em nós a vontade de dizer isto para aqueles que amamos. Desejar-lhes tudo de bom. Enviar cartões e mensagens. Telefonar ou enviar e-mails com mensagens natalinas. Aumenta a saudade daqueles entes queridos que já retornaram à espiritualidade. Fica uma vontade gigante de ouvir-lhes a voz, de ver seu olhar, de sentir sua pele num longo abraço.
Voltamos o olhar para a realidade para vermos o sorriso nos rostos delicados das crianças e na expressão de vida dos mais idosos.
Sentimos a esperança renascer. Refazemos planos e confiamos que tudo será melhor.
Isto tudo nos alegra e nos dá ânimo novo para continuarmos a viver. Para fazermos do Ano Novo um ano sempre novo, cheio de trabalho e de recompensas. Assim, faremos de cada dia de nossas vidas um Natal especial.
Enfim, a todos os amigos, blogueiros ou não, a todos os que vieram neste humilde espaço virtual, que leram os meus textos, que deixaram seu comentário, aos que expressaram suas opiniões através de e-mails, a todos, enfim, que de uma maneira ou de outra estiveram comigo neste 2009, desejo um Natal alegre, cheio de mansuetude e pacificação e um Ano Novo próspero e feliz.
Muita paz! Beijosssssss

15 comentários:

Unknown disse...

Nossa mana,
Adoro o Natal, sentimento gostoso de estar com a familia e amigos queridos, muito bom.
Este ano, mais uma vez unidas nesta data iupiiiiiiiiii muito feliz por isso.
Ahhhh nao esquece a farofa tá? rss
Bjs
Te amo de montao
FELIZ NATAL pra todos

Miguel S. G. Chammas disse...

Pois é amor, então é Natal!
Valeu a pena esperar tanto por mais uma data festiva?
Nossa como passou rápido, parece que foi ontem que estavamos comemorando o Natal do ano passado.
Então é Natal, volto meus pensamentos para Deus e agradeço por ter você ao meu lado.]
Ano que vem, espero, estaremos juntinhos nesta data e iremos comemorar novamente...
Então é Natal e os anjos sorrindo derramam sobre sua cabeça as purpurinas estrelares.
Então é Natal....Viva o Natal...

lula eurico disse...

Soninha, vim te trazer um abraço. Tb estou com saudades do Amigo Oculto do ano passado. Não vamos ter esse ano, né?
Bem, dá um abração no Miguel.
Realmente estou em recuperação de uma cirurgia e devo fazer uma segunda, em poucos dias. Por isso quase não tenho postado.
Bem, com ajuda de Deus e dos benfeitores da espiritualidade tenho tido a misericórdia de um ótimo restabelecimento. Dá braço em todos do AO 2008. Alguns ainda tenho notícias, como a minha amiga Jacinta, o Jens e a Beti Timm. Mas o grupo anda meio sumidão. Eu, nem se fala.
Bom Natal, mas ainda te darei notícias pós-cirurgia, viu.

Abraço fra/terno e muita paz.

MLopomo disse...

Espírito Natalino

Quando vem o natal,
Todos ficam a cantar.
Acompanhando os cânticos,

Os sinos se põem a tocar!

Enquanto transpiramos no verão,

Em outro hemisfério, treme-se no inverno.

Aqui Papai Noel, com sua roupa pesada,

Sua, como se estivesse no inferno!

Nas lojas, os cânticos são os mesmos...

Tanto ele, quanto ela, de mãos dadas,

Cantam: “hoje a noite é bela!”

É o espírito natalino!

Nesse dia, todos são bons.

Muitas promessas, trocas de felicitações.

E de presentes também.

Amigos ocultos ou incultos.

Muitos dos quais que

Durante o ano estiveram ausentes,

Estão felizes e sorridentes

E não deixam de estar, e dar presentes

Seja como for, todos eles estão,

Com o mesmo pensamento cristão.

Comendo, bebendo e fazendo Tim-Tim.

Em nome de quem?
Bem, Isso eu já não sei!

Jens disse...

Oi Soninha.
Você foi extremamente sensível e certeira ao definir o espírito natalino: a oportunidade de manifestarmos carinho e desejo de coisas boas para os amigos e ao mesmo tempo reafirmamos nossa esperança de que tudo pode ser melhor do que está. É o momento apropriado para revelarmos que, sim, acreditamos e ansiamos por dias melhores para todos nós. No Natal é possível, até para o mais renitente dos durões, fazer da felicidade uma profissão de fé sem medo de parecer piegas.
Então, Feliz Natal pra você e todos aqueles que têm lugar cativo no teu coração.
Pra cima com a viga!

Beijo.

Ro (crys) disse...

Amiga, é Natal, qdo o sentimento de bondade toca o nosso coração, assim como tocou o meu, ao ler e o seu, qdo desenvolveu esse magnífico texto.

Eu só tenho a agradecer a Deus, por mais um ano, estar junto com minha família, meus amigos, e poder festejar mais um Natal!

E aos amigos e familiares que já partiram, muinhas preces de paz!

Feliz Natal,
Beijos

Unknown disse...

Que venham todas estas bençãos, que o clima seja de harmonia e fraternidade.
Beijos :)

Dilberto L. Rosa disse...

Creio que você fez uma excelente visão sobre a miscigenação não só de nosso povo, como também do Natal que carregamos, seja por tradição, por confraternização ou por cristandade... De qualquer forma, é Natal: então aproveitemos da mehor forma o que pessoas boas têm a nos ensinar e a nos trazer num abraço fraterno de desejos alvissareiros por dias melhores num novo ano-dimensão que já se vai iniciar... É o que estendo a você, uma dessas doces pessoas virtuais cheias de talento e de doçura com que sempre nos oferta! Grande abraço, boas festas a você, ao Miguel e a toda a família: mas não vá sumir e voltar só em 2010, hein?!

Ana Luiza F. disse...

Querida, um excelente Natal pra ti e os teus, para os próximos 365 dias do novo ano. Bjs carinhosos.

Celso Ramos disse...

Olá Soninha!!!

É...esse ano passou muito rápido mesmo, parece até que o tempo se abrevia! Não sei se você é da mesma opinião mas esse espírto, em outros tempos, já se fazia sentir em outubro ou novembro...Será que se abrevia o tempo?

Abraços. Que Deus te abençoe.

Celso Ramos disse...

Olá Soninha!!!!
Para você e todos os seus familiares muita paz e alegria. Um ótimo 2010 e que Deus permita que continuemos a "escreviver" nossas alegris e mesmo as tristezas por que estas também nos ensinam.
Abraços,
Pedruceljaque.

Dilberto L. Rosa disse...

P.S.: o 'post' do Batman estava em fase de finalização quando comentaste: se puderes voltar lá para ver o "fim"... Bjo

dácio jaegger disse...

Vem para a roda! Estou aqui, pedindo desculpas pelo sumiço de quase seis meses. Obrigado por ter me levado os votos de saúde, alegria e felicidade. Mais os desejos de que haja realização de projetos. Pois tornei-me um projeto novamente depois de um tombo,uma concussão cerebral e por consequência um AVC, sem sequelas a não ser as que me fazem gostar imensamente de fazer amigos e amigas, de pintar, desenhar e esculpir. Tô nessa novamente, chegarei mais para ler os saudosos amigos e escrever um pouco e principalmente sobre nossos primevos concidadãos parodiando a existência do intangível. Que bela recepção, o magnífico texto, sempre se superando e este girassol sintonizando as luzes que perpassam pela casa amiga, este canto encantador. Tudo mil, para você e os seus na saúde, na alegria contagiante, nesta gana de viver bem com tudo e como todos, no prestimoso atendimento às crianças, uma vez que não manda, faz, esta é a diferença. De coração, ro ro ro, beijossss mil!

Unknown disse...

Obrigada pelos votos Soninha.
paz, saúde e muito amor junto aos teus familiares, e um ano novo com esperanças renovadas.
Beijos

lula eurico disse...

Sonia, Miguel, tudo de bom pra vcs no novo ano!!!
Saudade do AO!!! rsrsrs