quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Chapeuzinho Vermelho

Bracinhos cruzados e meio metro de bico. A carinha mais linda do mundo, cabelos eriçados, olhar no meu.
Esperou o tempo todo, mas, suas pernas não paravam de andar no mesmo lugar, com suas botas ortopédicas que lhe definiam a musculatura ainda mais.
Bastantes vezes gritava o nome da irmã e aplaudia muito. Repetia as falas, melhor que os pequenos atores, por tantas vezes assistir aos ensaios, na escola ou em nossa casa. Ao longo do tempo que ocorreram os ensaios, foi lobo mau, chapeuzinho vermelho, caçador e vovó, pois ajudava a irmã, passando as falas com ela, pacientemente. Parecia que ele iria se apresentar, tamanha a concentração e seriedade durante os ensaios.
Pequenino, com seus 3 anos de idade, lembrava a irmã sobre os deveres escolares e sobre o horário do ensaio. Ele adorava. Participou de cada detalhe de montagem da personagem. A irmã seria a vovozinha na peça “Chapeuzinho Vermelho”, no encerramento das aulas daquele ano de 1985, quando ela terminaria a 2ª série do ensino fundamental. Os dois se emprenharam e me ajudaram na escolha da roupa que fiz para a vovó, o chinelinho que adaptei, os óculos antigos emprestados de minha mãe, o xale, a maquiagem que improvisei, até nos cabelos que os tingi de branco, usando gel para cabelo e talco. A caracterização ficou excelente. A professora elogiou muito.
Ele não cabia em si de orgulho da irmã. Por isso, queria ir lá, atuar com ela, falar a peça toda, interpretar todos os personagens. Enquanto eu tirava as fotos, tive de segurá-lo bastante e explicar-lhe que, naquele momento, éramos expectadores e não mais atores, coreógrafos, cenógrafos e figurinistas. Naquela hora, éramos mãe e irmão, assistindo nossa pequena atriz em sua performance. Depois, sim. Poderíamos abraçá-la, beijá-la e entregar-lhe o presente que ele fez questão de escolher e comprar para darmos a ela. Ele, seu maior fã.
Por isso, até segunda ordem, os bracinhos cruzados, a boca em forma de bico e as perninhas irriquietas, doidas para correr em direção à irmã e festejar com ela.
Ao final, muitos aplausos e a corrida até a irmãzinha num abraço maravilhoso. Ainda fez questão de tirar foto com toda a equipe de pequenos atores e com a professora.
Jamais esquecerei cenas tão doces da infância de meus filhos.

14 comentários:

Ilaine disse...

Ah, Soninha!
Que lindos momentos, lembranças preciosas. Maravilhoso ser mãe, não é? Quanta alegria e cor um filho nos traz. Adorei o texto.

Obrigada pelo carinho lá em casa.
Apareça! Beijo

Miguel S. G. Chammas disse...

Uma vez mãezona, sempre mãezona!
Os mínimos detalhes que foram vividos junto com os filhos são peças preciosas que a lembrança não mais se permite olvidar.
So, já estava achando estramnho não ter apareciodo nenhum textop com este tema.
Agora voc^}e se mostrou porinteiro e eu gostei demais.
Transmitiu emoção em cada uma das palavras que compuseram esta passagem de vida.
Lindo!

Beti Timm disse...

Ah, minha querida amiga, essas lembranças, esses pedacinhos de nossa vida, ficam tatuados em noso coração pra sempre. São os nossos melhores momentos, que nos fazem chorar e estufar o peito orgulhosa. E assim seguem pela vida toda. Em cada etapa de suas vidas, eles nos reservam material pra lembranças inesquecíveis.

O braço, não dói tanto, com o analgésico. Tenho que marcar a cirurgia, mas antes quero uma segunda opinião. Vou indo, estou bem!

Beijos e carinho

Jens disse...

Lindo, Soninha. Uma crônica recheada de doce emoção e meigas recordações. É maravilhoso ter momentos assim para lembrar.

Um beijo.

Claudia disse...

Ai Mana
Que saudades deles pequenos, hj essa vovozinha jaja será vovozinha rsss
Lembro desse dia, ela ficou linda de vovó.
Bons tempos, claro que o seu é bem maior que o meu rs
Amo muito tudo isso
Fica com Deus

Zeca disse...

Soninha,

lindas lembranças gostosamente partilhadas conosco. Obrigado!

Beijos, carinho.

Euza disse...

São tão doces, tão queridas estas lembranças, né? A memória de uma mãe é inesgotável? A gente se lembra com carinho de cada pedacinho de vida dos filhos.
Te ler me fez lembrar de um tantão de vida! Que bom!
Beijo querida

Beti Timm disse...

Vim deixar meu beijo e minha saudade!
Te quero muito bem, nunca esqueças!

Ana Lúcia. disse...

Soninha, amiga queridéééééérrima!
Você conhece um sorriso molhado???
Foi o final da leitura:a alegria abraçando a emoção.
As crianças marcam nossas vidas com "rabiscos de ouro",
ficam grifados e grafados
na memória
e no coração
para muito além do tempo.
Mais uma visita gostosa de ler, imaginar e viver um pouco junto!
Sempre aqui tem um "brigadeiro" de presente!!
Deixo um beijãozinho e um abração apertadinho, da mooca pro abc ou pra praia... (rsrsrsrsrs) eles te encontram seja aonde for! (rsrsrs)
Bom Domingo!
Com esse doce sabor "infantil" do amor, em todos seus tons e momentos de glória e vitórias.

Dilberto L. Rosa disse...

Maravilhoso, Sônia, meus parabéns por recordações tão doces e pelo talento em transformas tais momentos em crônicas de um cotidiano tão bacana... Bonito o religar do início com o fim da estória, onde entendemos o porquê da "birra": mais que justa! Abração para a bela família (hoje crescida, né?)!

Jeanne disse...

É maravilhoso acompanhar o desenvolvimento dos filhos.
Como avó melhor ainda, ficando só com a melhor parte, já que aos pais cabe a tarefa de educar e encaminhar, podemos reviver estes momentos inesquecíveis, não é mesmo?
Beijos

Jeanne disse...

Amigos, venham conhecer o novo blog que estou inaugurando hoje, o link é:
http://crescerdatrabalho.blogspot.com/

Espero por vocês lá.
Beijos

Betho Sides disse...

Essas lembranças são inesqueciveis, levam a gente a perder-se em pensamentos por horas e quando nos pegamos, estamos com olhos lacrimejantes...querendo que esses tempos fossem agora!
Soninha!
O Encontro consiste em um pacote turistico de R$574,00 divididos em parcelas de R$85,00 incluindo: parte aérea, transporte terrestre, hospedagem, alimentação e passeios.
Outro pacote é de R$65,00 que inclui:transporte ao local do Evento, hospedagem, alimentação e passeios(até Joiville vc vem por sua conta(ônibus)...Como estamos no quarto mês de campanha, os participantes já pagaram 4 parcelas, assim vcs, devrão cobrir este valor já vencido...O que posso fazer e reparcelar o valor em duas(2) vezes e depois seguem as parcelas normais.
O que preciso de vcs é:
Nome completo
Rg e CPF
Endereço completo com CEP
data de nascimento, será enviado um contrato eletronico e depois seguem os trámites.
Espero que vcs possam vir realmente, pois acredito que muita gente que vcs gostam, estão vindo explo: Beti Timm, Euza, RobertoD, CarlosSouza, Maurizio, VilminhaII, Balestra, SergioF, e muitos outros
Forte abraço outros contatos:
bethosides@bol.com.br
nsides@uol.com.br
bethosides@gmail.com
nsides@hotmail.com

Betho Sides disse...

Ops...Desculpe Soninha o segundo pacote tem o valor total de R$455,00 divididos em 7 de R$65,00
Valeu