quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pessoas Especiais

Dias destes fiquei a pensar sobre as pessoas que, de uma maneira ou de outra, influenciaram em minha vida, tornando-me mais humana, me ajudando a crescer.
Obviamente lembrei de meus pais. A abnegação e carinho com que eles nos educaram, diante de tantas dificuldades enfrentadas por eles.
Fiquei feliz por lembrar, também, de muitas outras pessoas. Meus avós maternos, sempre presentes em nossas vidas, com aconselhamentos e incentivos.
O pensamento percorreu os caminhos de meu passado e pude recordar de meus professores queridos. Especialmente os primeiros. A primeira professora, que me ensinou a escrever e a ler. Eu era muito tímida e ela me incentivava e me direcionava para que eu pudesse ler em voz alta e não me intimidar diante dos colegas.
Outros mestres foram importantes. Como verdadeiros déspotas, no meu entendimento infantil, fizeram eu enxergar a vida de uma maneira diferente, indicando-me que a vida é entremeada de coisas boas e ruins.
Meu mestre que vibrava com minhas redações e elogiava minha caligrafia bonita. Ele primeiro e, depois, outra professora de português dos tempos de colégio, me influenciaram muito a escrever. Eram minha torcida uniformizada. Vibravam com minhas redações e meus trabalhos escolares.
Minha timidez desaparecia quando meus instrumentos eram a caneta e o papel. Minha voz falava alto, através de meus textos. Estes me proporcionaram algumas premiações e diplomas.
Apesar de ter seguido outros caminhos, todos os meus mestres me ensinaram muito...Desde as matérias elementares até a matemática da vida, onde somar, multiplicar, subtrair e dividir, na medida certa, sempre nos dão o melhor.
Quando sabemos aproveitar todas as lições que a vida nos oferta, podemos recolher excelentes resultados.
Lembrei-me, também, dos amigos que passaram por minha vida. Muitos deles me fizeram igualmente crescer, pela troca de experiências, pelos conselhos, pelas verdades expostas, pelas mãos estendidas e pelo coração aberto.
Amigas muito amadas ainda estão me ajudando nesta caminhada, com sua presença maravilhosa e indispensável.
Entre as pessoas que fui recordando, lembrei-me de irmãos. Sempre tem aquele que é especial. Minha irmã caçula, hoje, é minha melhor amiga. Juntas, tivemos muitos aprendizados.
Com meus filhos foram aprendizados especiais. Tornei-me verdadeiramente humana ao lado deles...Além de mãe fui e sou eterna aprendiz, pois, com eles, tem continuidade...Sempre!
Que alegria saber que minha lista é grande. Já no outono da vida, ainda posso aprender com as crianças. As netas que já são presentes e que muito me ensinam. De professora passo a aluna. É a conseqüência da vida.
Ainda tenho muitas lições a assimilar. Tem alguém especial dividindo comigo o presente para, juntos, construirmos o futuro.
Quanto mais amadurecemos, mais responsáveis ficamos e mais lições teremos de aprender. O aprendizado é constante e, como disse Einstein “a mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”.
Concluo que todos foram especiais, fazendo-me especial, pelo muito que aprendi e por tudo quanto ainda terei de aprender.
Essa é minha proposta e quero alcançar este alvo.

Muita paz!


11 comentários:

Miguel S. G. Chammas disse...

Amor, embora os alvos sejam necess´´arias, sabemos, são totalmente mutáveis e inatingíveis.
Se não fosse assim, depois de atingidos, nossa vida seria monótona e vazia.
Ah! Acho que me reconheci entre os lembrados neste teu texto, e me emocionei.
Na verdade me orgulho muito de ter sido chato até o ponto de fazer desabrochar essa escelente redatora que pfresenteia seus leiutores com crônicas de alto padrão.
Continue assim e eu me sentirei cada vez mais feliz.

Olinda Pereira disse...

Soninha,que mensagem linda. Realmente vc escreve muito bem e sabe expressar aquilo que vai dentro d"alma. Parabéns pelo talento que como vc mesmo diz, foi desenvolvido desde cedo, mas cheguei a conclusão que também é nato. Fique com Deus e continue transmitindo mensagens que enriquecessem a nossa vida. Obrigado.

Jens disse...

Bravo, Soninha, muito legal está disposição de sempre aprender mais. Enquanto houver curiosidade e interesse em se aperfeiçoar nas coisas do mundo e do coração, existe vida.
***
Beijo.

(PS: eu também devo muito do que sou às minhas professoras de Português, pelas quais fui apaixonado, sem exceção).

Ilaine disse...

Soninha!

Que linda pincelada. As pessaos que nos acompanham por longas ou curtas caminhadas nos formam e nos transformam. Sem elas seríamos infelizes. O nosso espaço seria sem alegria e vazio. Pais, filhos,a pessoa amada e amigos é o que temos de mais precioso. Que bom poder caminhar com eles.

Um beijo em você, uma pessoa muito especial.

Ana Lúcia. disse...

Soninha queridééééééérrima!
A lembrança do bem
é a recordação da gratidão
e cada página escrita
inevitavelmente
tem sim
autores, co-autores e
pontuações máximas assinadas pelos inesquecíveis:
pai, mãe, vovô, vovó, irmãos, sobrinhos, filhos, afilhados, amigos de verdades, amigos de momentos e etrnos amigos.

Todos principais
Todos Mestres
Todos infinitos nas doações
Todos infindáveis no tempo.

Esta sua página atual
reflete uma VIDA incansável
um exercício inesquecível
uma recordação que se renova
lhe renova
renova seus amados leitores.
Lágrimas que ameação correr
Sorrisos que aparecem crescentemente
Lembranças que se entrelação
no viver incostante
no viver mútuo
no viver vencedor!

Lindíssima coleção de lembranças
que tocam e aceleram
todo coração sensível e fiel.

Deixo aquele beijãozinho, com direito a abração apertadinho e com blog "limpinho"....
PAZ! VIDA! SORRISOS!

Celso Ramos disse...

Olá Soninha!!!

Você deve estar familiarizada com esta frase, mas vou escrever assim mesmo:
O professor quando pensa que esta ensinando , na verdade está aprendendo e o aluno que pensa aprender está ensinando, em uma troca infindável!!!(Paulo Freire) Educaçao e Mudança. Ed. Terra e Paz.
Parabens pela consciência e se pintar um tempo dê um pulo na minha morada!!
Abraços!!!!

Ana Luiza F. disse...

É Soninha... a vida é um aprendizad constante e cada uma das pessoas que está à nossa volta, ensina e aprende. Até nossas trocas aqui, são isso: aprender e aprender. Amei o comentário do Miguel: que grande perda seria para o mundo blogueiro se tua voz se calasse. Bjs e bom domingo!

Crys disse...

Só sei que pessoas queridas e especiais sao para toda vida, mesmo distante deixam marcas em nossos coracões.
Vc faz parte dessas pessoas!
Um beijo e meu carinho!

Betho Sides disse...

Você cresceu tato que ANHOU O CONCURSO E ESTARÁ EM DEZEMBRO AQUI!
Parabens foi merecido...Beijos

Betho disse...

Tanto e Ganhou

Eráclito disse...

Sonia

Li as tuas duas últimas resenhas no roda de prosa, todas bordadas de muito saudosismo, deveria ser chamada de Lembranças, sonhos e reflexões.

Eráclito