quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Memórias sessentistas - Por Miguel Chammas

Anos 60, eu estava no auge da minha curtição de boemia. As noites eram todas muito bem aproveitadas e os dias, mesmo quando totalmente estafado, eram de muito trabalho. Fui educado pelo Sr. Alfredo e por D. Terezinha que o trabalho é sagrado e não aceita negligências. Então, por mais que o retorno à casa, todas as noites, viesse ocorrer depois das quatro horas da matina, às sete eu tinha de estar desperto para dar continuidade à labuta do dia a dia.
Para melhor adaptação da minha vida agitada, busquei trabalhar com algo que me desse espaço para alguns momentos de descanso ao longo do expediente. Assim, candidatei-me e fui aceito na firma Auto Asbestos (Baterias Durex), cujos escritórios estavam localizados na Rua Dr. Ricardo Batista (Bixiga City), a uma quadra e meia do 307 da Rua Major Diogo, onde eu residia. Fui admitido no setor de Crédito e Cobrança para exercer as funções de "informante". Assim, no inÍcio do expediente, recebia, juntamente com o Oswaldinho, outro informante do setor, as fichas a serem preenchidas com informações comercias...
mais em http://memoriasdesampa.blogspot.com

domingo, 22 de agosto de 2010

Ostentar Pinto no nome - Por Arthur Miranda




Esta história, apesar de parecer estranha, é a mais pura verdade.
Trata-se de pessoas queridas, meus familiares muito próximos, os quais eu só troquei os nomes.
Em 1948 Marlene Miranda Araújo conheceu e resolveu mais tarde casar-se com Armando Pinto de Castro.
Casaram-se em 1949 na igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e no Cartório civil da Freguesia que, na época, ficava localizado na Rua Diogo Domingues, local onde permaneceu por muitos e muito anos, a ponto da mesma ficar conhecida no bairro como a Rua do Cartório.
Casaram-se e tiveram dois filhos, o Edílson Pinto de Castro e Iran Pinto de Castro.
Depois de, Marlene passou a usar o Pinto do seu marido, em seu nome e assim virou Marlene Miranda Araújo Pinto de Castro.
Tudo ia bem e eu jamais vi ou ouvi Marlene reclamar do inconveniente de, agora, ser obrigada a usar o Pinto do seu marido... mais em http://memoriasdesampa.blogspot.com

Muita paz!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Encontro dos autores

Nesta última sexta-feira (13/08/10) autores do site São Paulo Minha Cidade (www.saopaulominhacidade.com.br) e do blog Memórias de Sampa (http://memoriasdesampa.blogspot.com), reuniram-se no Espaço Cultural do Tango, no bairro do Ipiranga, em Sampa.
Foi sensacional. Uma noite muito divertida, com boa comida, bom vinho, boa música e exclente companhia.
Valeu!
Algumas fotos do encontro estão aí, nos slides.
Muita paz!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Bixiga e eu - segunda parte - Por Zeca Paes



Por volta do ano de 1970, já com mais de vinte anos, acabei indo morar no Bixiga, na Rua Condessa de São Joaquim. Essa rua começa na Avenida Liberdade e termina exatamente em frente a um castelinho, na Brigadeiro Luis Antonio. Assim como o Teatro Paramount de minha infância, esse castelinho se somou às minhas referências do bairro. Construído também em estilo eclético, com toques art nouveau, surgiu dos sonhos de um italiano, no início do século XX (1907-1911). Tem até um minarete em estilo árabe! Sua história não é muito conhecida e, por isso, acabaram sendo criadas muitas lendas em torno desse casarão misterioso que passou muitos anos em total abandono...
saiba mais em http://memoriasdesampa.blogspot.com ~

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Verdade ou imaginação



Vendo a notícia sobre o lançamento do livro “Lendas Urbanas”, do autor Jorge Tadeu, pela Editora Planeta, na Bienal do livro 2010, que acontecerá de 12 à 22 de Agosto de 2010, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1.209, em São Paulo, lembrei-me de momentos assustadores que vivemos na escola primária.
Antigamente, as primeiras letras aprendíamos na escola que se denominava “escola primária”. Hoje, é o primeiro ciclo do ensino fundamental.
Este período de minha vida estudei no Círculo Operário, hoje Colégio João XXIII, na Rua José Zappi, na Vila Prudente... saiba mais
http://memoriasdesampa.blogspot.com/